quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Medusas e caravelas

As medusas e caravelas são encontradas em todos os mares. Vivem em águas claras, quentes e não muito profundas. No Brasil são encontradas do maranhão até Alagoas e do sul da Bahia até Santa Catarina.
Os sintomas causados por medusas e caravelas depende, principalmente, da região geográfica. As dos Oceano Pacífico são as mais conhecidas e apresentam um veneno mais ativo.
SINTOMAS: Leve sensação de formigamento com formação de bolhas e erupções; descamação da pele e dores abdominais; calafrios, febre, indisposição, mal-estar e diarréias.
TRATAMENTO: Em caso de acidentes, a vitima deve ser retirada imediatamente da água para evitar o afogamento. Em seguida, retire os tentáculos aderidos à pele, ou mesmo à roupa de neoprene, com auxílio de toalhas, algas ou areia. Aplicação, sobre as lesões, de álcool, solução de amônia, bicarbonato de sódio ou solução de ácido bórico; cortisona e anti-histamínicos em intoxiacações graves.

MEDUSA
FILO: Coelenterata 
CLASSE: Schiphozoa
ORDEM: Acalephae 
NOME CIENTÍFICO: Cyanea lamarchi 
FAMÍLIA: Semeostomidae 
DIÂMETRO: até 60 cm 
SEXO: Unissexuada. Pões ovos e apresenta estágio larval 
COR: branco azulado
Os banhistas que tocar a medusa logo sentirá uma sensação de queimadura. Também é conhecida como Água-viva. É um metazoário que possui uma arma: células urtificantes, cujo veneno paralisa presas menores e pode mesmo ser nocivo às pessoas. Seu nome foi tomado de uma Górgonas da mitologia grega - a Medusa, que tinha a cabeça redeada de serpentes.




CARAVELA
FILO: Cnidaria
CLASSE: Physalia    
ORDEM: Siphonophora  
FAMÍLIA: Semeostomidae 
NOME CIENTÍFICO: Physalia physalia
Flutua na superfície da água, graças a uma bexiga colorida, cheia de gases. Arrasta na parte inferior, tentáculos de até 30 cm de comprimento. Possui centenas de células secretoras de veneno.
A caravela, se desloca na superfície da água de mares tropicais, através da ação do vento sobre sua bóia azul repleta de gases. Seus tentáculos urticantes, que podem ter mais de 20 metros de comprimento, estão presos aos pólipos da parte inferior da bóia.
Estes possuem nematocistos, cápsulas que liberam substâncias tóxicas paralisantes sobre suas presas. Os tentáculos urticantes transferem o alimento para os pólipos especializados na alimentação, onde ocorre a digestão.






segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Especialmente para o 8º ano!!



Se quiser fazer o download da música para colocar como seu toque predileto, é só clicar aqui.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

AIDS

Transmissão e sintomas:

A síndrome da imunodeficiência adquirida, conhecida popularmente como AIDS, é uma doença viral, até o presente momento incurável, que é transmitida pelo sangue, sêmen, leite materno, e fluidos vaginais de portadores da doença.

Invadindo células responsáveis pelo sistema imunitário, o vírus expõe o indivíduo portador à ação de outras doenças, podendo ser fatal em estágios mais avançados desta.

O tempo entre o contágio e a manifestação de sintomas, ou mesmo detecção do vírus em amostra sanguínea, é bem variável, podendo compreender períodos que variam aproximadamente entre três meses e dez anos: a chamada janela imunológica. Assim, caso os devidos cuidados não sejam tomados, neste período o indivíduo já é capaz de contaminar outras pessoas, mesmo sem ter consciência de seu contágio prévio.

Febre persistente, calafrios, dores musculares e de cabeça, ínguas e manchas cutâneas são alguns sintomas que podem se manifestar inicialmente; estes comuns a várias outras doenças.

Diagnóstico:

Para a detecção do vírus HIV, é necessário que se faça um teste específico, que pode ser feito gratuitamente, e sem prescrição médica, em serviços de saúde pública. Para tal, é necessário que se retire uma amostra de sangue, sem a necessidade de estar em jejum.

Tratamento:

Os medicamentos para o controle da AIDS são chamados antirretrovirais. Eles impedem a multiplicação do HIV, melhorando o sistema imunitário do indivíduo e reduzindo, portanto, os riscos de desenvolver doenças e melhorando sua qualidade de vida, principalmente se seu uso estiver aliado à adoção de uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.

Estes remédios podem causar efeitos colaterais, como enjoos, diarreia, insônia e mal estar; mas seu uso não deve ser suspendido, salvo quando o médico recomendar, já que este ato pode fazer com que o vírus se torne resistente ao medicamento.
Quanto ao uso de álcool e outras drogas, este não é recomendado.


Prevenção:

Uso correto da camisinha em todas as modalidades sexuais;
Não utilizar objetos perfurocortantes de uso comum (seringa, agulha, alicate, etc.) ou esterilizá-los previamente;
Gestantes soropositivas devem fazer o pré-natal e utilizar o AZT, evitando o contágio do bebê.

Exercícios resolvidos

01. (FATEC) Qual é agente etiológico da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)?


02. O que significa o termo síndrome?


03. Qual é o material genético do vírus da imunodeficiência humana?


04. O HIV é uma célula? Justifique.


05. Por que o HIV é denominado retrovírus?


06. O que é Pneumocystis carini?


07. O que é transmissão vertical da AIDS?


08. O que representa o desenho que segue?

09. (UNICAMP) AIDS é uma doença que, sem dúvida, ameaça a humanidade. As tentativas para o desenvolvimento de uma vacina têm sido infrutíferas. Explique, do ponto de vista genético, qual a causa desse insucesso.


10. Em relação à AIDS, assinale a alternativa falsa:

a) Ao contrário do que muitos pensam, o HIV tem a capacidade de penetrar através das mucosas, mesmo quando estão intactas.
    
b) Das mucosas, a retal é uma que pequena resistência oferece ao HIV, explicando os altos índices de AIDS entre os homossexuais.
    
c) As mulheres que praticam relações anais, desprotegidas, devem ser consideradas como "grupo de risco".
    
d) O elevado número de parceiros sexuais contribui muito na disseminação do vírus.
    
e) O HIV insere seu DNA nas células infectadas. Nessa situação intranuclear, fica "desprotegido" da ação do sistema imunológico humano.


Resolução:

01. É o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
02. Síndrome é o conjunto de sintomas e de sinais que um indivíduo apresenta. Está relacionada  a determinada patologia.
03. O material genético do HIV é o ácido ribonucléico (RNA).
04. Não. Os vírus  não apresentam estrutura celular típica. São acelulares. Possuem, basicamente, um ácido nucléico (DNA ou RNA) envolvido por uma cápsula protéica.
05. Porque, graças à enzima denominada transcriptase reversa, produz DNA a partir do RNA.
06. É um protista (protozoário), agente etiológico de um certo tipo de pneumonia, freqüente em aidéticos terminais.
07. É a transmissão do HIV, da mãe ao filho, através da placenta.
08. Representa o vírus da imunodeficiência humana.
09. Os retrovírus são altamente mutagênicos, dificultando a obtenção de uma vacina eficaz contra as diversas linhagens do vírus. O sistema imunológico do indivíduo deve estar bem funcional para que uma vacina surta efeito.
  No caso da AIDS, o HIV debilita o sistema imunológico, atacando os linfócitos CD4, células importantes na defesa do organismo e no sucesso da vacina.

Documentário - O Derradeiro Homem

O Derradeiro Homem – A Raça Humana (Last Man Standing: The Human Race) é um documentário produzido pela National Geographic em 2006. O documentário buscou divulgar novas evidências sobre a origem do homo sapiens. As imagens que ilustram nossos ancestrais são constantes e intercaladas com relatos de pesquisadores que fizeram descobertas de importantes evidências.

O documentário descreve as pressões ambientais que nossos ancestrais enfrentaram e os caminhos a que essas pressões levaram eles. Enfatiza-se também a incrível adaptabilidade dos nossos ancestrais a diferentes ambientes e o papel que a cooperação teve no desenvolvimento deles.